Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho

Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho

Obra monumental da iniciativa do primeiro Bispo de Cuiabá, D. José Antônio dos Reis, estimulado no empreendimento pela deliberação do governo imperial, o grande edifício de altos e grossos paredões de taipa socada teve sua construção iniciada a 7 de dezembro de 1858 e veio a ser sede do primeiro estabelecimento de ensino secundário de Mato Grosso.

Vista de longeFoi a segunda igreja construída na cidade de Cuiabá. Demolida em 1918 a antiga Capela que existia no local, sob a mesma invocação, foi, a 8 de setembro do mesmo ano lançada a pedra fundamental do suntuoso templo, de idealização do Frei Ambrosio Daydêe e D. Carlos Luiz d’Amour.

Vista aéreaÉ uma construção de estilo gótico. Obedece a sua edificação à direção da linha do norte. Bem  no adro fronteiro, está a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ali colocada em substituição ao velho cruzeiro que havia no local, homenagem da Arquidiocese de Cuiabá ao celebrar-se a assunção e o primeiro centenário do dogma da Imaculada Conceição em 8 de dezembro de 1954 e recordação do inolvidável Arcebispo D. Francisco de Aquino Corrêa ao ventoso casarão em que residiu durante o seu longo episcopado.

Vista noturnaA Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, tombada estadualmente em 1977, passou por reformas recentemente, tendo sido reaberta em 2004. Está localizada no alto do Morro do Seminário, ao lado do Seminário da Conceição.

Anúncios

Uma ideia sobre “Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho

  1. lucia

    Estive nesta igreja e achei linda. Também creio ter alcançado UMA GRANDE GRAÇA POR MEIO DA INTERCESÃO DE NOSSA SENHORA DO ESPACHO.
    Gostaria de obter o endereço correto para correspondências, e-mail da paróquia, telefone para contatos.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s