Igreja da Boa Morte

Igreja da Boa Morte

A bicentenária Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, situada hoje na Praça Dr. Antônio Correa, é relíquia veneranda das tradições cuiabana. Pertencia, segundo Joaquim Ferreira Murtinho (1869) a uma irmandade composta de homens de cor que não se admitia, em seu grêmio, homens brancos ou negros. Possuía em 1864, três a óleo, com frisos dourados. Ali estava colocado num rico esquife a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, dentro de belo nicho, em uma abertura por baixo do trono.
De arquitetura simples, a Igreja da Boa Morte destacava-se no cenário da cidade com sua única torre encimada com a figura representativa de um Galo, um único telhado em duas águas e sua composição arquitetônica barroca com fachada neoclássica,  realçando-se bela pela sua posição no alto do platô que tem o seu nome

A Igreja da Boa Morte carrega na sua historia grandes tradições e manifestações de fé cristã, católica, como a festa de Nossa Senhora da Glória (agosto), e de Santo Antônio (junho), bem como a distribuição de alimentos aos pobres de Santo Antônio, toda primeira terça-feira do mês.

Foi tombada pela portaria nº 75/87 D.O. 04/11/1987

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s